Panorama Político | 28 de Março de 2025

Foto: Lucio Tavora/Xinhua
STF TORNA BOLSONARO RÉU ENQUANTO LULA BUSCA INVESTIMENTOS NO JAPÃO
O Supremo Tribunal Federal (STF) deliberou, entre sessões ocorridas nesta quarta (26) e quinta-feira (27), sobre a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados, referentes às acusações de tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado democrático de direito.
A sessão da 1ª Turma do STF contou com a presença de Paulo Gonet, autor da denúncia e chefe da PGR, que fez a leitura da íntegra do documento frente aos ministros da turma. Após as sustentações orais, a Primeira Turma decidiu, por unanimidade, acompanhar o voto do relator da ação, o ministro Alexandre de Moraes, tornando o ex-presidente da República réu na Suprema Corte.
Bolsonaro esteve presente no STF durante a sessão de quarta-feira, acompanhado de parlamentares aliados, que foram impedidos de entrar pelo Supremo. No dia seguinte, o ex-presidente acompanhou a sessão no gabinete do filho, Flávio Bolsonaro (PL/RJ), no Senado.
Paralelamente, Lula cumpria agendas oficiais no Japão, retomando os compromissos internacionais interrompidos ao final do ano passado, após a cirurgia realizada pelo presidente da República e o afastamento recorrente dela.
Com o objetivo de tratar com entidades industriais e do comércio, além de acordos de cooperação entre os países, abordando temas como a abertura do mercado japonês para combustíveis e produtos agrícolas brasileiros, a agenda em Tóquio foi marcada por reuniões com associações representativas desses setores.
O evento principal, o Fórum Empresarial Brasil-Japão, recebeu Lula na quarta-feira (26). Na ocasião, o presidente relembrou a história das relações entre os países, defendeu o estreitamento dos laços entre eles e convocou empresários japoneses a investir no Brasil, citando a atuação da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil na abertura de linhas de crédito para investimentos nos últimos anos.
Na delegação que acompanhou Lula, estavam os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, Hugo Motta (Republicanos/PB) e Davi Alcolumbre (UNIÃO/AP), respectivamente, além dos ex-presidentes das Casas, Arthur Lira (PP/AL) e Rodrigo Pacheco (PSD/MG).
Os compromissos internacionais do presidente seguirão, com a passagem pelo Vietnã, iniciada na quinta-feira (28), que terá o mesmo objetivo de estreitar relações comerciais entre as nações.
A semana também viu o retorno gradual das atividades na Câmara dos Deputados, após as instalações das Comissões da Casa, ocorridas na última semana. No decorrer dos últimos dias, alguns colegiados, como a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (CPD), elegeram seus vice-presidentes. Outros, como a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), já retomaram as reuniões deliberativas.
Dada a ausência dos presidentes da Câmara e do Senado, em razão da viagem ao Japão na comitiva do presidente Lula, as sessões plenárias em ambas as Casas foram presididas por outros membros das Mesas Diretoras e pautaram-se principalmente na celebração de acordos internacionais.
Entre em contato
Email: contato@maltaadvogados.com
Tel: +55 (61) 3033-6600 | (11) 4858-9711 | (41) 3891-0504
Passe o mouse

Tel: (61) 3033-6600 | (11) 4858-9711 |
(41) 3891-0504