Panorama Político | 30 de Junho de 2023
Foto: Alejandro Zembrana / Secom / TSE
TSE FORMA MAIORIA E TORNA BOLSONARO INELEGÍVEL POR 8 ANOS
Na sexta-feira (30), o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro por abuso de poder, por 5 votos a 2, na Ação de Investigação Judicial Eleitoral movida pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). A ação acusava Bolsonaro de abuso de poder e uso indevido de comunicação durante um encontro com embaixadores em julho de 2022, com o objetivo de atacar as urnas eletrônicas. A pena aplicada foi de 8 anos de inelegibilidade. No entanto, a maioria do plenário absolveu Walter Braga Netto, candidato à vice-presidência na chapa de Bolsonaro na eleição de 2022. O entendimento do relator é que o ex-ministro não participou da reunião, portanto não possui relação com os fatos.
A condenação do ex-presidente repercutiu no mundo político. Em suas redes sociais, a senadora e ex-ministra Damares Alves protestou contra o voto do relator. Já o ex-ministro da Casa Civil de Bolsonaro e senador, Ciro Nogueira (PP/PI), afirmou que a esperança está mais viva do que nunca.
Em contraponto, diversos parlamentares e membros do Governo também se manifestaram favoravelmente ao veredito do TSE. Entre eles o deputado José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara, e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.