Panorama Político | 6 de Junho de 2025

Foto: Andressa Anholete/Agência Senado
DIPLOMACIA, INTEGRAÇÃO PARLAMENTAR E TENSÕES INSTITUCIONAIS MARCAM A SEMANA
A semana foi marcada por uma intensa agenda política e diplomática que projetou o Brasil no cenário internacional e reacendeu debates internos sobre o equilíbrio entre os Poderes. Em Brasília, o 11º Fórum Parlamentar do BRICS reuniu lideranças legislativas de países emergentes para discutir temas estratégicos como saúde, economia, sustentabilidade e inteligência artificial. No plano externo, o presidente Lula cumpriu missão oficial na França, com foco na atração de investimentos e na articulação pelo avanço do acordo entre Mercosul e União Europeia. Já no campo institucional, a decisão do Supremo Tribunal Federal de decretar a prisão da deputada Carla Zambelli reacendeu a tensão entre o Legislativo e o Judiciário, abrindo novos capítulos no debate sobre os limites das competências dos Poderes.
CONGRESSO RECEBE PARLAMENTARES DO BRICS E DEFENDE FORTALECIMENTO DO BLOCO
O Congresso Nacional sediou, nesta semana, o 11º Fórum Parlamentar do BRICS, que reúne parlamentares dos países membros do grupo para debater temas de interesse comum. Com protagonismo da Câmara dos Deputados, o evento teve início com um encontro de mulheres parlamentares do bloco e, após a sessão de abertura no dia seguinte, prosseguiu com painéis sobre alianças internacionais voltadas ao desenvolvimento da saúde, economia, sustentabilidade e inteligência artificial.
Como resultado das discussões entre os parlamentares, foi publicada a Declaração Conjunta do Fórum, que defende o fortalecimento institucional do BRICS.
Além disso, em resposta às tarifas impostas pelos Estados Unidos a diversos países do bloco, as discussões também destacaram críticas às políticas protecionistas no comércio global e defenderam a ampliação do uso de moedas locais nas transações entre os países, como alternativa ao dólar.
Outro ponto de destaque foi o debate sobre a regulamentação da inteligência artificial, considerada pelos membros como essencial para garantir a soberania digital. O tema é objeto de um projeto de lei do ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD/MG), mencionado por Alcolumbre durante coletiva de imprensa.
NA FRANÇA, LULA NEGOCIA ACORDO COM O MERCOSUL E RECEBE TÍTULO DA UNIVERSIDADE DE PARIS
O Executivo também teve uma agenda internacional relevante durante a semana, com a missão oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à França. Acompanhado de sua comitiva, Lula participou do Fórum Empresarial Brasil–França, com o objetivo de atrair investimentos para o país. O evento contou com a participação de 140 empresas brasileiras.
Durante a visita, o presidente recebeu o título de doutor honoris causa pela Universidade Paris 8, em um gesto simbólico que reforça os laços entre os governos de Lula e do presidente francês Emmanuel Macron, que esteve no Brasil em 2024 para fortalecer a relação bilateral.
A viagem ocorre em meio às negociações entre o Mercosul e a União Europeia para a formalização de um acordo comercial voltado, sobretudo, à exportação de produtos agrícolas. A proposta enfrenta resistência por parte dos países europeus, que manifestam preocupações com os impactos à sua produção agrícola interna. A missão brasileira faz parte de uma campanha ativa do país para viabilizar o acordo.
Entre em contato
Email: contato@maltaadvogados.com
Tel: +55 (61) 3033-6600 | (11) 4858-9711 | (41) 3891-0504
Passe o mouse

Tel: (61) 3033-6600 | (11) 4858-9711 |
(41) 3891-0504