Panorama Político | 09 de Maio de 2025

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
CÂMARA SUSTA PROCESSOS, GOVERNO TROCA MINISTRA E PDT DEIXA BASE
A semana foi marcada por intensos acontecimentos nos três Poderes da República, com decisões relevantes no Legislativo, mudanças no Executivo e movimentações no Judiciário. A Câmara dos Deputados tomou medidas controversas envolvendo parlamentares acusados no contexto dos atos de 8 de janeiro de 2023, enquanto o governo federal promoveu alterações ministeriais em meio a críticas internas e externas. Paralelamente, o presidente Lula iniciou uma missão diplomática à Rússia e à China, buscando fortalecer relações comerciais. A seguir, um panorama dos principais desdobramentos políticos dos últimos dias.
CÂMARA APROVA SUSPENSÃO DA AÇÃO PENAL CONTRA RAMAGEM E MANDATO DE GILVAN DA FEDERAL
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta semana, a suspensão parcial do processo penal contra o deputado Delegado Ramagem (PL/RJ), citado na denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) acerca dos eventos de 8 de janeiro de 2023. Em março, o Supremo Tribunal Federal (STF) acolheu a denúncia, tornando réus os envolvidos, sob acusação de tentativa de golpe de Estado.
A peça acusatória, assinada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, menciona outros 33 nomes, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). No entanto, Ramagem é o único parlamentar que se tornou réu por decisão da Suprema Corte. O pedido de sustação da ação penal foi protocolado pelo Partido Liberal em abril e aprovado na quarta-feira (7) pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), sendo submetido ao Plenário no mesmo dia.
O relator da matéria, deputado Alfredo Gaspar (UNIÃO/AL), argumentou que o delegado não poderia ter participado de uma tentativa de golpe, tendo em vista a data de início do governo. Apesar da aprovação pela Câmara, a Constituição Federal só permite a suspensão de processos criminais por crimes cometidos após a posse parlamentar. Por esse motivo, o STF autorizou a sustação de apenas duas das cinco ações penais contra Ramagem. O ministro Cristiano Zanin (STF) convocou sessão da 1ª Turma para esta sexta-feira (9), a fim de analisar o caso.
Ainda na quarta-feira (7), o Plenário da Casa aprovou a suspensão do mandato do deputado Gilvan da Federal (PL/ES), em razão de declarações ofensivas dirigidas à ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT). As falas ocorreram durante um discurso no Plenário, em resposta às declarações do presidente Lula (PT) por ocasião da posse da ministra. O deputado estará afastado da função por 90 dias, sem convocação do suplente.
APÓS ACUSAÇÕES, LULA DEMITE MINISTRA DAS MULHERES E DÁ POSSE À SUBSTITUTA
No âmbito do Executivo, a semana foi marcada por mudanças na Esplanada dos Ministérios. Na segunda-feira (6), Cida Gonçalves foi exonerada do cargo de ministra das Mulheres, após denúncias de assédio moral e racismo. No mesmo dia, Márcia Lopes assumiu a chefia da pasta.
A nova ministra, filiada ao PT, é assistente social, ex-vereadora de Londrina (PR) e já ocupou o cargo de ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Márcia é irmã de Gilberto Carvalho, que chefiou o gabinete de Lula durante o primeiro mandato do presidente.
Entre os principais desafios de sua gestão está o aprimoramento da estrutura administrativa da pasta, considerada pouco eficiente por Lula, que chegou a fazer críticas públicas à atuação de sua antecessora.
Entre em contato
Email: contato@maltaadvogados.com
Tel: +55 (61) 3033-6600 | (11) 4858-9711 | (41) 3891-0504
Passe o mouse

Tel: (61) 3033-6600 | (11) 4858-9711 |
(41) 3891-0504